rea do paciente
Acessar rea do paciente
rea do paciente
Acessar rea do paciente
Clique para visualizar o menu
Entre em contato conosco atravs do telefone 19 3434.3277 ou atravs do email ortodontiaantunes@uol.com.br
Atendemos na Rua Treze de Maio, 768 - Sala 51 e 52 Centro - CEP 13400-300 - Piracicaba
Endereo:
Rua Treze de Maio, 768 - Sala 51 e 52
Centro - CEP 13400-300 - Piracicaba - SP
Entre em contato conosco atravs do telefone 19 3434.3277 ou atravs do email ortodontiaantunes@uol.com.br
Horrios de funcionamento:
Segunda Sexta:
07h3018h00
Clique para visualizar o menu
Especialidades

ATM

ATM
ATM

ATM é abreviação de articulação temporomandibular, essa articulação está presente bilateralmente em nosso rosto, frente a cada orelha e articula a mandíbula com o crânio. É responsável pelos movimentos da boca assim como: abertura, fechamento, movimentos laterais, mastigação, deglutição, fala e movimentos de expressão facial.

 

Disfunção das ATMs
A disfunção das ATMs, conhecida também como DTM (disfunção temporomandibular) é o funcionamento anormal da articulação temporomandibular, ligamentos, músculos da mastigação, dentes e estruturas de suporte dentário. Pode estar relacionada a hábitos comuns, como o bruxismo, que consiste em hábitos de apertar ou ranger os dentes, morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, postura inadequada da cabeça, pescoço, ombros durante o dia ou ao dormir ou ainda manter músculos destas regiões contraídos ou tensos, em situações geradoras de preocupações com possíveis do controle emocionais, o de prender o telefone com o queixo ou ainda apresentar fatores relacionados com a má qualidade do sono, o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos. Como os sintomas são muito subjetivos e podem estar ligados a outros problemas médicos (depressão, problemas otológicos ou reumatológicos), o dentista muitas vezes é o último profissional da saúde a ser procurado e pela demora em buscar o tratamento adequado, a doença pode se tornar crônica.

Resultado de imagem para dor orofacial

  Quais os principais sinais e sintomas da Disfunção da ATM ?

  • Dor de cabeça relacionada com o desequilíbrio dos músculos da mastigação.
  • Dificuldade em abrir a boca
  • Abertura de boca limitada.
  • Dor de ouvido e nas áreas próximas.
  • Dor e pressão atrás dos olhos.
  • Estalos ou sensação de desconforto ao abrir e/ou ao fechar a boca.
  • Dor ao bocejar, ao abrir a boca e ao mastigar.
  • Travamento de boca aberta e/ou fechada.
  • Fadiga dos músculos da mastigação e/ou uma brusca mudança repentina no modo de encaixar os dentes.
  • Alguns tipos de zumbido. 

 

A ORTODONTIA ANTUNES lança mão frequentemente de uma fisioterapia especializada na tratamento de DTM utilizando-se de um aparelho apropriado que pode ser visto na figura ao lado. Este método é conhecido com TENS, sigla do temo inglês “ Transcutaneos electrical nerve stimulation”.   O uso deste recurso requer a utilização de uma fiação apropriada conectada a eletrodos que são aderidos e adaptados sobre determinados grupos de músculos mastigatórios, cervicais ou dos ombros. Este método causa vários benefícios como o alívio da dor (analgesia), o relaxamento muscular e a redução do acúmulo de substâncias ácidas que se acumulam os músculos tensos e contraídos. Basicamente sua ação terapêutica ocorre pela produção de suaves correntes elétricas que estimulam a produção de um neurotransmissor (endorfina) pela glândula hipófise, situada na base do crânio. Este agente bioquímico, agindo como um potente analgésico natural, atenua as mensagens doloridas geradas pelo próprio cérebro e proporciona outros benefícios como redução da ansiedade, melhora do humor e do prazer. 

Resultado de imagem para aparelho de tens Quark 

 

 Como tratar disfunção ATM ?
Há várias opções de tratamento e uma variedade de termos usados para descrever estes diferentes métodos de tratamento. Porém, por ser uma doença causada por vários fatores (multifatorial), muitas vezes o tratamento possa também ser feito por mais de um profissional (tratamento multidiciplinar) como: cirurgião dentista, fisioterapeuta, psicólogo, médico.

Alguns tratamentos:

  • educação do paciente e auto-cuidado
  • modificação do comportamento, incluindo técnicas de relaxamento e cuidados com o estresse
  • terapia física (Exercícios Fisioterápicos)
  • terapia oclusal (ortodontia, reabilitação oral, etc...), às vezes, necessária
  • aplicação de Tens (eletroestimulação)
  • aplicação de Toxina Botulínica.
  • medicamentos
  • Uso de um aparelho móvel, denominado de placa miorrelaxante de Michigan, que será usada prioritariamente durante o sono, construída por uma resina acrílica especial, de consitência rígida e resistente, incolor e com as superfícies externas lisas, Seu uso requer consultas ou ajustes periódicos que deverão ser efetuados por um dentista capacitado.

  objetivos do tratamento são:

  • reduzir a dor
  • restabelecer função mandibular confortável
  • limitar a recorrência da dor
  • restabelecer o padrão de vida normal, o mais rapidamente possível.

 

Botox Terapêutico

 Em setembro de 2011, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), liberou oficialmente, para fins terapêuticos, o uso pelos dentistas, da proteína botulínica. Botox ® é um nome  comercial da proteína, mas existem outras apresentações comerciais importadas. 

 

 1 – Como age a toxina botulínica?

 A toxina age no neurônio motor impedindo a liberação de acetilcolina, que é a substância que promove a contração da musculatura, assim reduz temporariamente a intensidade da atividade muscular.

 

2 – Qual a ação desta toxina?

 Controlar oBruxismo (apertamento e rangimento dos dentes)

  • Reduzir a hiperatividade dos músculos masseteres e temporais 
  • Aliviar dores dos músculos mastigatórios
  • Proteger os dentes de fraturas, trincas e desgastes.
  • Tratamento coadjuvante da DTM (disfunção das ATMs)

                                                                                       

3 – A aplicação terapêutica irá alterar algo em minha face?

A aplicação de toxina nos músculos masseteres e temporais alivia a força muscular excessiva, sem comprometer as funções normais como mastigação, fonação, deglutição; e sem afetar os músculos da mímica, que são responsáveis pelas expressões faciais. O resultado aparece depois de duas a três semanas, e dura por volta de 7 a 9 meses.           

O masseter é o músculo mais potente do corpo humano, e em algumas pessoas que tem hiperatividade muscular por bruxismo, ele pode ficar com aspecto saliente. Com a aplicação terapêutica da toxina botulínica, e diminuição da hiperatividade muscular, o masseter tende a ficar menos saliente. 

 

4 - A aplicação é dolorida?

Com o protocolo da técnica corretamente realizada, a aplicação é rápida e indolor.

 

5 – Quais são as contraindicações?

As aplicações são contraindicadas durante a gravidez, amamentação ou em pessoas com doenças autoimunes, doenças neurológicas, doenças que afetam os músculos, alérgicos à proteína do ovo e que estejam fazendo uso de medicamentos com aminoglicosídeo (alguns antibióticos como: amicacina, gentamicina, estreptomicina).

 

6 – Quais os cuidados que devem ser tomados após a aplicação?

O paciente deve evitar: deitar por 4 horas, massagear o local, para permitir a adequada distribuição do produto. Exercícios físicos no dia da aplicação, não devem ser realizados.

 

No dentista, a aplicação mais comum é no tratamento coadjuvante do bruxismo, disfunção que afeta cerca de 30% dos brasileiros e se caracteriza pelo ranger ou apertar os dentes durante o sono. Ao aplicar a toxina no masseter e temporal (músculos mastigatórios), a tensão diminui. Assim, o tecido não tem força suficiente para promover o atrito entre os dentes, capaz de causar desgaste.

Anterior
Invisalign
  
Newsletter - Receba nossas novidades por e-mail
Contato
Entre em contato conosco atravs do telefone (19) 3434.3277
(19) 3434.3277
Entre em contato conosco atravs do celular (19) 99730.1622
(19) 99730.1622
Entre em contato conosco atravs do e-mail ortodontiaantunes@uol.com.br
Endereo
Estamos localizados na Rua Treze de Maio, 768 - Sala 51 e 52, Centro - Piracicaba/SP
Rua Treze de Maio, 768 - Sala 51 e 52
Centro - Piracicaba/SP
CEP 13400-300
Ortodontia Antunes 2018. Todos os direitos reservados.
sites • lojas virtuais • sistemas